Caracterização e prospecção de grafita do Complexo Jequitinhonha.

Resumo
O advento da tecnologia do grafeno vem destacando ainda mais a importância da grafita no panorama industrial moderno, tornando esse mineral estratégico. Os novos campos de sua utilização tornaram a explotação de grafita cristalina (flake) economicamente atrativa. Os gnaisses kinzigíticos do Complexo Jequitinhonha contêm mineralizações de grafita e têm sido objeto de estudos recentes. A compreensão do comportamento da mineralização por meio da caracterização permite o avanço nas técnicas para sua prospecção e exploração. Estabelecer a influência dos contaminantes do meio geológico e as características que esses conferem à mineralização é importante para a padronização dos procedimentos de prospecção e beneficiamento. Este estudo permitiu determinar o padrão resistivo/condutivo da mineralização em função de seus contaminantes, estabelecendo as características inerentes à mineralização de grafita que permitem padronizar critérios de prospecção e posterior utilização industrial do minério.
Descrição
Palavras-chave
Mineralização de grafita, Ciclo Brasiliano Pan-Africano, Eletrorresistividade, Minerografia quantitativa, Orógeno Araçuaí
Citação
BRITO, H. et al. Caracterização e prospecção de grafita do Complexo Jequitinhonha. Geologia USP. Série Científica, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 6-84, Mar. 2018. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/guspsc/article/view/145646>. Acesso em: 12 fev. 2019.