Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11250
Título : Estágio curricular supervisionado na educação profissional de nível médio em enfermagem e a persistência da centralidade do “saber fazer”.
Otros títulos : Supervised curricular internship in the nursing education at the technical level and the persistence of the “know-how” centrality.
Autor : Neves, Luara Cristiane Dourado
Tonini, Adriana Maria
Fecha de publicación : 2018
Citación : NEVES, L. C. D.; TONINI, A. M. Estágio curricular supervisionado na educação profissional de nível médio em enfermagem e a persistência da centralidade do “saber fazer”. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 13, n. 1, p. 170-193, jan./abr. 2018. Disponível em: <http://www.furb.br/atosdepesquisa/>. Acesso em: 13 fev. 2019.
Resumen : Este artigo tem como objetivo apresentar as influências do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) na formação profissional do Técnico em Enfermagem, segundo as perspectivas de estudantes egressos do período de práticas em campo. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com onze egressos do ECS de um Curso Técnico em Enfermagem, sendo suas narrativas submetidas à análise de conteúdo, de acordo com as proposições de Laurence Bardin (2011). A análise dos dados apontou uma forte convergência da formação prática, a supervalorização do saber fazer, a discrepância entre teoria e prática e a incisiva influência da precariedade do sistema de saúde público na formação desses profissionais.
metadata.dc.description.abstracten: This paper aims at presenting the influences of the Supervised Curricular Internship (SCI) in the nursing education at the technical level from the students’ perspective. To reach such a goal, semi-structured interviews were conducted with eleven students of a Nursing technical course. Content analysis techniques were used to analyze the narratives, according to Laurence Bardin’s propositions. The results reveal the usual centrality and overvaluation of hands-on training, the discrepancy between theory and practice, and the influence of the precariousness of the public health system in the formation of these professionals.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11250
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2018v13n1p170-193
ISSN : 1809-0354
metadata.dc.rights.license: Todo o conteúdo do periódico Atos de Pesquisa em Educação, exceto onde identificado, está sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Atos de Pesquisa em Educação <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 17 out. 2016.
Aparece en las colecciones: DEETE - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_EstágioCurricularSupervisionado.pdf324,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.