Facebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade : relato de experiência.

Resumo
O uso de redes sociais no processo de aprendizagem expandiu-se nos últimos anos devido à sua popularidade entre os estudantes, à flexibilidade do tempo gasto na rede e ao seu potencial de interação entre professores e alunos. Apresenta-se a experiência da disciplina “Medicina de Família e Comunidade”, da Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, em que a rede social Facebook é utilizada como ferramenta complementar no processo de aprendizado acadêmico. Em um grupo controlado e secreto dessa rede, alunos matriculados na disciplina convertem dúvidas clínicas cotidianas em objetivos de aprendizado sob a mediação dos professores responsáveis. A participação dos acadêmicos não é obrigatória nem possui caráter avaliativo. Trata-se de estratégia complementar na qual houve participação ativa a partir das dúvidas levantadas nos atendimentos ambulatoriais, tornando as interações dos alunos qualificadas e o processo de aprendizagem contextual e significativo.
Descrição
Palavras-chave
Rede social, Educação, Social networking, Education
Citação
SAVASSI, L. C. M. et al. Facebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade : relato de experiência. Revista Docência do Ensino Superior, v. 8, n. 2, p. 156-177, jul./dez. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2359>. Acesso em: 7 mar. 2019.