O Sonderweg de Hans-Ulrich Wehler : modernidade política no Kaiserreich.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A presente pesquisa se insere, num plano mais amplo, na já longeva investigação da comunidade de historiadores que buscam interpretar a política, a economia, a sociedade e a cultura do Kaiserreich (1871-1918), e consequentemente compreender de modo satisfatório sua importância e seu significado. Um de seus propósitos é ampliar o acesso do público acadêmico brasileiro a um dos problemas centrais da historiografia alemã pós 1945: a duradoura e áspera discussão em torno da Sonderwegsthese. Tese segundo a qual, estruturas autoritárias e antidemocráticas existentes no Estado e na sociedade alemã, especialmente na segunda metade do século XIX, teriam atrasado a entrada da Alemanha na modernidade. De modo específico, trataremos da contenda, na qual se envolveram historiadores de duas importantes escolas historiográficas europeias. A saber, a ciência social histórica alemã encabeçada por Hans-Ulrich Wehler e a contraposição feita a este por um representante da historiografia social inglesa, Geoff Eley. Entretanto, o maior intento é analisar o tratamento dado por Wehler ao conceito de Sonderweg antes, durante e depois do referido embate.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Hans-Ulrich Wehler, Geoff Eley, Autoritarismo, Civilização moderna, Política
Citação
MORAES, Robson Narciso de. O Sonderweg de Hans-Ulrich Wehler : modernidade política no Kaiserreich. 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.