Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10723
Título: Identidades sexuais e de gênero no contexto periférico mineiro : discursos em uma experimentação audiovisual.
Autor(es): Higidio, Aleone Rodrigues
Silva, Karina Gomes Barbosa da
Palavras-chave: Sexualidade
Gênero
LGBT
Periferia
Audiovisual
Data do documento: 2018
Referência: HIGIDIO. A. L.; SILVA, K. G. B. da. Identidades sexuais e de gênero no contexto periférico mineiro : discursos em uma experimentação audiovisual. Cadernos de Gênero e Diversidade, v. 4, p. 7-20, 2018. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/24575>. Acesso em: 06 fev. 2019.
Resumo: A proposta deste trabalho é discutir identidades sexuais e de gênero no contexto periférico da cidade histórica de Mariana, interior do estado de Minas Gerais - Brasil. A investigação parte da observação do cotidiano de adolescentes gays e lésbicas, todos com dezesseis anos de idade, que moram no bairro Santo Antônio, também conhecido como ‘Prainha’. Esse cotidiano foi registrado entre julho e dezembro de 2016, em Diários de Bordo e, ainda, em linguagem audiovisual, no formato documentário, como parte de trabalho de conclusão de curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Nesse sentido, é interesse desse texto pensar como as identidades sociais, especificamente as sexuais e de gênero, são reguladas pelo espaço periférico e como a invisibilidade das discussões de diferença e diversidade se tornam determinantes para a construção das mesmas. Concluímos que essas identidades são constituídas pela perspectiva do olhar dos sujeitos sociais que os cercam, tendo como forte influência a hostilidade às sexualidades e gêneros divergentes no contexto escolar. As discussões partem, principalmente, de uma perspectiva queer, tendo como referências Judith Butler (2003), Richard Miskolci (2012), Guacira Lopes Louro (2010).
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10723
ISSN: 25256904
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Cadernos de Gênero e Diversidade estão sob a Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Periódico Cadernos de Gênero e Diversidade <https://portalseer.ufba.br/index.php/cadgendiv/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 06 fev. 2019.
Aparece nas coleções:DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_IdentidadesSexuaisGênero.pdf468,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.