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Título: A solidão das meninas negras : apagamento do racismo e negação de experiências nas representações de animações infantis.
Título(s) alternativo(s): The loneliness of the black girls : erasing racism and denying experiences in representations of animations for children.
Autor(es): Silva, Karina Gomes Barbosa da
Souza, Francielle Neves de
Palavras-chave: Infância
Meninas negras
Audiovisual
Feminilidade
Racismo
Data do documento: 2018
Referência: SILVA, K. G. B. da; SOUZA, F. N. de. A solidão das meninas negras : apagamento do racismo e negação de experiências nas representações de animações infantis. Revista Eco-Pós, v. 21, p. 75-96, 2018. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/view/20239>. Acesso em: 06 fev. 2019.
Resumo: Este artigo analisa representações, imagens e afetos da infância feminina negra na mídia. Para isso, foram mapeadas e investigadas seis meninas negras protagonistas de desenhos animados exibidos pela TV a cabo no Brasil. Com a perspectiva culturalista e o aporte teórico dos estudos feministas e de raça, verificamos por meio de análise fílmica como as animações lidam com o imbricamento entre raça, gênero e infância, produzindo efeitos de solidão e silenciamento. Além disso, este trabalho busca questionar a ideia de menina negra, os recentes discursos em torno do empoderamento das meninas para o desenvolvimento global e os afetos acionados pelos produtos midiáticos em análise, colocando-os em diálogo e em tensão com a realidade vivida por meninas negras brasileiras, duramente atravessada pelas desigualdades de gênero, raça e classe.
Resumo em outra língua: This paper analyzes representations, images and affects of black girlhood in the media. To do so, six black girls protagonists of cartoons exhibited by the cable TV in Brazil were mapped and investigated. Within the culturalist perspective and the theoretical contribution of the feminist and race studies, we verified through a filmic analysis how the animations deal with the interweaving between race, gender and childhood, producing effects of solitude and silencing. In addition, this work aims to question the idea of black girl, the recent discourses about the empowerment of girls for global development, and the affects triggered by the media, placing them in dialogue and tension with the lived experiences of Brazilian black girl, hard-hit by inequalities of gender, race, and class.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10722
ISSN: 21758689
Licença: A Revista ECO-Pós permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/644>. Acesso em: 25 jan. 2017.
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