A entrevista como tema de pesquisa no campo da comunicação.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O objetivo do trabalho é investigar o que tem sido e o que não tem sido debatido a respei-to da entrevista na pesquisa científica brasileira no campo da comunicação. Inicialmente observamos pesquisas apresentadas nos últimos 10 anos no maior congresso da área. Foram identificados três eixos principais: discurso, interação e memória. Em seguida, re-visitamos os dois trabalhos mais citados pelos pesquisadores, de Edgar Morin e Cremilda Medina. Identificamos aspectos de destaque na formulação de ambos e também os silen-ciados. A comparação desses aspectos com a abordagem da entrevista em outro campo, o da história oral, demonstrou que, na comunicação, é preciso ampliar o debate, ainda incipiente, sobre temas como: relação de poder entre entrevistador e entrevistado; com-partilhamento de benefícios; elaboração de perguntas e entrevistas sobre traumas. A am-pliação desse debate justifica-se ainda pela dissonância entre práticas jornalísticas arrai-gadas e novas demandas da comunicação contemporânea.
Descrição
Palavras-chave
Entrevista, Memória, História oral, Interview, Memory
Citação
MARIANO, A. F. de C. A entrevista como tema de pesquisa no campo da comunicação. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 25, n. 2, maio/ago. 2018. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/28307>. Acesso em: 06 fev. 2019.