Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10715
Título: Ensino de jornalismo e desenvolvimento da escrita : influência da organização tópica da entrevista na elaboração de perfis.
Título(s) alternativo(s): Journalism education and the development of writing : the influence of topical organization of interviews in the construction of profiles.
Autor(es): Mariano, Agnes Francine de Carvalho
Palavras-chave: Ensino de jornalismo
Perfil
Entrevista
Journalism education
Profile
Data do documento: 2018
Referência: MARIANO, A. F. de C. Ensino de jornalismo e desenvolvimento da escrita : influência da organização tópica da entrevista na elaboração de perfis. Revista Internacional de Comunicação Midiática, v. 17,n34, p. 91-110, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/23634>. Acesso em: 06 fev. 2019.
Resumo: Neste trabalho iremos analisar o modo como a entrevista (oral) participou da elaboração de perfis (escrita) na produção de estudantes de jornalismo. A intenção é observar a interação fala-escrita em processos de desenvolvimento da escritaque envolvem retextualização (passagem do oral para o escrito). Para identificar essa interação, usaremos a ideia de tópico (tema), que nos mostra em que momentos a sequência dos tópicos da entrevista foi mantida ou alterada no perfil. Também buscaremos identificar as diferentes soluções exploradas pelos estudantes e a relação dessas soluções com a maturidade da sua escrita. E, assim, localizar opções didáticas aplicáveis em cursos de jornalismo que sejam compatíveis com esse quadro.
Resumo em outra língua: This paper analyzes how interviews (oral) participate in the construction of profiles in the work of Journalism students. The objective was to observe the interaction between speech and writing in processes of writing development that involve retextualization (transition from oral to writing). In order to identify this interaction, we have used the idea of topic (theme). It indicated the moments where the sequence of the interview’s topical segments was maintained or changed. We aimed to identify the different solutions used by the students and the relation with the maturity of their writing. The research showed the following trend: the less the maturity of writing, the more the loyalty to the interview’s topical organization. The more the maturity of writing, the greater the use of global planning, which pointed to topic reorganization. This conclusion led us to identify educative options applicable to Journalism courses.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10715
ISSN: 21754977
Licença: Todo o conteúdo do periódico Animus: Revista Interamericana de Comunicação Midiática, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons 3.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Animus <https://periodicos.ufsm.br/animus/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 14 out. 2016.
Aparece nas coleções:DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EnsinoJornalismoDesenvolvimento.pdf651,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.