DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 231
  • Item
    Uso ativista de smartphones em territórios afetados por operações de mineração.
    (2023) Bravin, Adriana; Laia, Evandro José Medeiros
    Este artigo é um relato do projeto de extensão Territórios atingidos e produção de vídeo como prova, da Universidade Federal de Ouro Preto, e propõe, inicialmente, um olhar sobre o uso ativista de smartphones para a produção de vídeos a serem utilizados como prova de violação de direitos humanos, assim como para a produção de narrativas autônomas, fora do agendamento midiático. Em seguida, contextualiza a situação dos territórios de Mariana e de Ouro Preto, cidades localizadas em Minas Gerais, onde os moradores vivem as consequências dos desastres socioambientais causados pela mineração. Assim, a partir da articulação entre pesquisa e extensão universitária, este relato aponta os ganhos e os desafos experimentados nas duas edições do projeto, entre 2020 e 2022, direcionando a atenção, também, para a próxima etapa do trabalho: a criação de um protocolo para estabelecer a produção de vídeos como prova legal em territórios atingidos pela mineração.
  • Item
    Terra em transe como filme-manifesto, uma abordagem possível.
    (2023) Coração, Cláudio Rodrigues
    Pretende-se, neste ensaio, articular a ideia de que o “pêndulo agônico-performático” em Terra em transe (1967), de Glauber Rocha, materializa-se como um filme-manifesto, a elaborar questões essenciais sobre a estética, a crítica e a permanência da obra, aspectos estes condizentes com o espírito de sua elaboração formal, moderna e vanguardista no decorrer dos anos.
  • Item
    ¿Son las niñas tan poderosas? : consideraciones sobre animaciones infantiles dirigidas al público femenino.
    (2023) Winter , Yasmin; Barbosa, Yasmine Feital Calçado; Silva, Karina Gomes Barbosa da
    Las subjetividades se construyen a partir de varios discursos, y uno de los aspectos que interfiere directamente en la subjetivación de las niñas es la producción audiovisual a la que tienen acceso y que actúa como dispositivo pedagógico (Fisher, 2002). Así, el objetivo del presente artículo es presentar las preguntas y resultados de la investigación “¿Son las niñas tan poderosas? representaciones y afectos de niñas heroínas a partir de animaciones infantiles”. La discusión se realiza desde una perspectiva de estudios feministas y audiovisuales, mediante una articulación teórico-conceptual establecida principalmente en los estudios de Perea (2015) y su relación con los datos obtenidos. Para llegar a los resultados se eligen animaciones infantiles de gran circulación en Brasil como objeto de estudio. A través de la observación se hacen preguntas sobre heroínas, protagonismo y signos de género. Además, también se analiza la relación con otros personajes, como la sororidad y la rivalidad femenina y cómo son las representaciones de los cuerpos en la niñez. Los datos obtenidos confirman la hipótesis de que estas animaciones transmiten permanencias y rupturas de características de género.
  • Item
    As repúblicas estudantis de Ouro Preto e Mariana : influências da comunidade na existência de uma bolha social.
    (2023) Rezende, Raiane; Bravin, Adriana
    Este trabalho analisa como as repúblicas estudantis de Ouro Preto e Mariana influenciam e mantém uma bolha social. Foram usadas técnicas inspiradas na etnografia, netnografia, observação participante e não-participante. Também foram utilizadas entrevistas de cerca de uma hora cada com dois decanos, cada um representante de cada república observada e com a vice-decana de uma das casas. As perguntas foram roteirizadas previamente assegurando respostas necessárias, mas o prolongamento de tais respostas pelos entrevistados foi permitido sem impedimento. As entrevistas foram registradas integralmente em um diário de campo e as informações obtidas foram guia essencial para este trabalho. Considera-se que a bolha social contribui para o déficit de informações e experiências existentes “do lado de fora” e a comunidade termina por não compartilhar substancialmente da cultura das cidades que a recebem.
  • Item
    Sociabilidade e memórias da rivalidade socioesportiva : clubes de futebol e a configuração do espaço urbano em Mariana-MG.
    (2021) Tavares, Frederico de Mello Brandão; Carneiro, Filipe Davison Barboza; Bravin, Adriana
    Este artigo objetiva investigar a infl uência do esporte na confi guração socioespacial da cidade de Mariana-MG através da rivalidade dos tradicionais clubes e Marianense Futebol Clube e Guarany Futebol Clube, partindo da ideia de que, por meio do futebol, é possível refl etir sobre questões ligadas ao pertencimento, à vida social e às disputas de uma determinada sociedade. Tendo em vista as dinâmicas dos processos comunicativos e das interações sociais, este trabalho se debruça sobre entrevistas, sob o viés da história oral, realizadas com moradores do município que vivenciaram a força dessa rixa, com apogeu e declínio no século XX. As memórias revelam que a dicotomia entre Marianense e Guarany (pensada dentro dos eixos: espaços privados, espaços públicos e espaços desportivos): 1) movimentou geográfi ca e simbolicamente uma cidade estagnada pelo fi m do ciclo do ouro e 2) desenvolveu, a partir dos clubes de futebol, novos hábitos, relações e aspectos civilizatórios, revelando também questões estruturais de ordem política, étnica e de classe.
  • Item
    Platformed listening in podcasting : an approach from material and scales potentials.
    (2023) Lopez, Debora Cristina; Cortez, Natália Moura Pacheco; Pinto, Carlos Fernando Jáuregui; Souza, Marcelo Freire Pereira de
    This article proposes to investigate delineations of the audience in podcasting in streaming media ecology. To meet this objective, we highlight the scales between contents, circulation, and consumption of podcasts in platformization contexts. We observe these relationships from an intersectional approach that involves spaces between codes, contents and software to understand the dynamics of interrelationships between contents and its flows which are associated with the emergence of varied audiences, derived from listening practices, characterized by binge listening; fidelity strategies; hybrid recommendation practices, playlists and cross-device consumption in multiplatform architecture.
  • Item
    Em busca de João Gilberto e Germano Mathias : um possível encontro entre as poéticas de Sérgio Sant’Anna e João Antônio.
    (2023) Coração, Cláudio Rodrigues; Serelle, Marcio de Vasconcellos
    Este ensaio se fundamenta na análise dos contos “O concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro”, de Sérgio Sant’Anna, e “Abraçado ao meu rancor”, de João Antônio, para investigar aproximações entre as poéticas desses autores. A partir de diferentes perspectivas sociais, as narrativas convergem na fusão entre fato e ficção, entre autor e narrador e no desafio ao gênero literário. Orquestrados pela experiência fragmentária moderna e em diálogo com a estética de dois compositores brasileiros, João Gilberto (no texto de Sant’Anna) e Germano Mathias (no de João Antônio), os contos tecem a crítica da vida urbana em ruínas.
  • Item
    A análise psicológica no True Crime : um estudo dos podcasts Modus Operandi e Assassinos em Série.
    (2022) Pinto, Carlos Fernando Jáuregui; Silva, Luana Viana e
    Este trabalho analisa dois podcasts sobre crimes reais que se propõem expressamente a discutir a atuação e a mente de criminosos. A partir da Teoria do True Crime, desenhada por Ian Punnett (2018) em torno do estudo desses textos por meio de códigos narrativos específicos desse gênero, sustentamos a existência de um código voltado para a análise psicológica de personagens desses relatos. Observamos também a emergência de um tipo específico de narrador que toma para si o papel de compreender o funcionamento e a formação das mentes criminosas.
  • Item
    Crimes, risos e tensão : considerações acerca do humor em podcasts brasileiros de true crime.
    (2023) Pinto, Carlos Fernando Jáuregui
    Este trabalho reflete sobre elementos humorísticos presentes em relatos sonoros sobre crimes reais. Com esse objetivo, identificamos um conjunto de procedimentos retóricos e expressivos relacionados ao humor nos podcasts Modus Operandi e Café com Crime, que caracterizam esses relatos tanto no plano verbal quanto em aspectos especificamente sonoros. A partir disso, apresentamos contribuições à teoria do true crime, que descreve códigos narrativos típicos do gênero, e observamos um esforço desses podcasts para equilibrar a tensão narrativa e a comicidade. Vislumbramos ainda a possibilidade de uma subversão do conceito de alívio cômico para dar lugar a estratégias de salvaguarda dramática com a função de traçar limites ao riso no âmbito desse gênero. Levantamos, por fim, possíveis caminhos para debates éticos.
  • Item
    Decolonialidade, gênero e temporalidade na narrativa testemunhal de Larissa Sansour.
    (2024) Silva, Karina Gomes Barbosa da; Cardoso, Rodrigo Castro Forte
    Analisamos como a artista palestina Larissa Sansour reelabora o trauma palestino nos filmes de ficção científica No futuro, eles comiam da melhor porcelana e In vitro (codirigidos com Soren Lind), a partir das categorias de decolonialidade, gênero e temporalidade, em uma obra de teor testemunhal. Opera-se uma análise cultural crítica de inflexão feminista apoiada em teorias decoloniais e feministas do Sul global, em estudos de memória e trauma. A obra de Sansour faz emergir respostas gendradas ao trauma, que escapam à violência e convidam vidas precarizadas ao reconhecimento.
  • Item
    Figuras da memória ditatorial : borrões e apagamentos para (des)lembrar o passado.
    (2023) Santos, Ana Carolina Lima
    Este artigo analisa obras de arte que recorrem a borrões e apagamentos para elaborar a memória da ditadura civil-militar brasileira, entendidos como modos de referenciar esquecimentos. São examinados três trabalhos que integraram a exposição MemoriAntonia, montada em 2021 com curadoria de Márcio Seligmann-Silva e Diego Matos: Reconstituição, de Lais Myrrha; e Decreto e Pesquisa escolar, de Leila Danziger. Aqui, interessa investigar de que forma as produções subsidiam a rememoração do período ditatorial a partir de uma perspectiva que, permeada por descontinuidades, sugere tanto a potência quanto a fragilidade da memória. Percebe-se, com isso, que as obras também marcam a necessidade de reformular o que se (des)lembra acerca da ditadura, impulsionada por um querer saber.
  • Item
    Identidade em crise : a noção de mineiridade em O Padre e a Moça.
    (2023) Gomes, Thiago Henrique Fernandes Leão; Coração, Cláudio Rodrigues
    O presente texto busca perceber a formação da identidade dos personagens do filme O Padre e a Moça, primeiro longa-metragem dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, ao tratar da questão da “mineiridade”. Com isso, pretende-se compreender como os conflitos identitários dos personagens estão relacionados com a própria crise de uma identidade hegemônica nacional, que também reflete na instituição da linguagem cinematográfica particular do cineasta. Por fim, percebe-se de que modo a poesia e o cinema são mobilizados por Joaquim Pedro de Andrade para apreender a modernidade e as próprias configurações do tempo.
  • Item
    Representações do cânone literário brasileiro na revista Quatro Cinco Um.
    (2023) Veloso, Kaio Moreira; Tavares, Frederico de Mello Brandão
    Este artigo analisa uma seleção de textos publicados na revista brasileira Quatro Cinco Um entre 2017 e 2021, tratando-se de um dos principais periódicos em circulação no país dedicado à resenha de livros. A pesquisa exploratória partiu das capas da revista, onde foi percebida uma presença recorrente de representações do cânone literário brasileiro. Levantou-se a hipótese de uma possível divergência entre tais representações e o perfil editorial da revista, visto que a relação de cânones e clássicos com a atualidade é muito distinta daquela praticada pelo jornalismo cultural da revista, fortemente ligado aos lançamentos do mercado editorial e, nesse sentido, com ares de novidade e/ou transgressão. A análise de 14 produções selecionadas foi feita a partir da definição de três eixos de análise, tendo em vista os conceitos de sacralização e profanação de Giorgio Agamben. Apesar da diversidade nos modos de construir as narrativas, atrelando obras a questões contemporâneas, chegou-se à conclusão de que há predominância da sacralização na revista, mantendo os cânones em seu lugar de destaque, sem grandes críticas ou inovações em suas representações.
  • Item
    Relatos sonoros de um crime : o Caso Evandro pela ótica do True Crime.
    (2022) Pinto, Carlos Fernando Jáuregui; Viana, Luana
    Este trabalho analisa a quarta temporada do podcast Projeto Humanos, tendo como horizonte o uso da categoria de True Crime para a compreensão de produções sonoras brasileiras sobre crimes reais. A abordagem desenvolvida coloca em diálogo a metodologia proposta por Punnett (2018) para a análise textual de produções desse gênero com a noção de radiojornalismo narrativo (KISCHINHEVSKY, 2018). Como resultado, identificamos aspectos enunciativos e narrativos que permitem classificar esse podcast como um exemplar de True Crime e propomos reflexões acerca de particularidades da linguagem radiofônica para a construção desse tipo de narrativa.
  • Item
    Processos e redes para além do humano : notas para uma cartografia de equívocos.
    (2023) Laia, Evandro José Medeiros
    O campo da comunicação é construído a partir de pesquisas em processos, nas quais início e fim não coincidem exatamente com a temporalidade das coisas pesquisadas. A partir desta premissa, revisitamos a cartografia de inspiração deleuziana, cujo objetivo é acompanhar processos, e a cartografia de controvérsias, de inspiração latouriana, na qual o objetivo é tornar visíveis as associações entre humanos e não humanos. Inspirados nestas duas abordagens e com base no modelo de comunicação transespecífica dos xamãs yanomamis, descrito no perspectivismo ameríndio, propomos uma cartografia de equívocos, cujo objetivo é identificar os pontos de tradução da diferença de um modo menos redutor. A proposta leva em conta os desafios de uma comunicação por vir em processos nos quais é cada vez mais difícil estabelecer o início e o fim.
  • Item
    Patrimônio audiovisual e memórias de MG : o caminho sinuoso para a constituição do Museu da Imagem e do Som de BH.
    (2024) Rocha, Adriano Medeiros da; Nogueira, Soraia Nunes
    Esta investigação busca apresentar as ações de preservação, organização e resistência desenvolvidas pela equipe do atual Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte, idealizado a partir de 1992 e com efetiva inauguração em 1995. O MIS BH, antigo Centro de Referência do Audiovisual (CRAV), é o principal equipamento cultural responsável pelos cuidados com a memória audiovisual na capital mineira e no próprio estado, mas também possui outra grande missão pela frente: tornar-se mais conhecido do grande público. Neste caminho teórico-reflexivo, vamos enveredar por conceitos como patrimônio audiovisual, memória e identidade cultural. Também serão analisadas as alternativas e estratégias de difusão do acervo audiovisual constituído, tendo como ponto de partida a criação e uso de canal próprio no Youtube e de página no Facebook.
  • Item
    A palestinização do mundo : identidade, território, violência e globalização em O Paraíso Deve Ser Aqui.
    (2023) Coração, Cláudio Rodrigues; Carvalho, Juliana Ferreira de
    O paraíso deve ser aqui (2019), dirigido, roteirizado e estrelado por Elia Suleiman, é uma obra que retrata a Palestina, mas com cenas ambientadas fora deste lugar, levando-nos à compreensão de que existe, nas palavras do diretor, uma palestinização do mundo. A partir dos eixos identidade, território, violência e globalização, pretende-se, neste texto, identificar, por meio da análise do material fílmico, relações entre as questões desenvolvidas pelo filme e seu reflexo em torno da reterritorialização e da palestinização do mundo contemporâneo.
  • Item
    A outra da outra da outra : a (re)montagem da entrada de Linn da Quebrada no “Big Brother Brasil”.
    (2023) Laia, Evandro José Medeiros; Motta, Breno; Coutinho, Iluska Maria da Silva
    Este é um trabalho multidisciplinar que objetiva trazer à luz a participação da multiartista Lina Pereira da Silva, ou Linn da Quebrada, no “Big Brother Brasil” e a sua consequente reverberação. A travesti preta cruza as portas de entrada de um dos mais bem sucedidos programas de entretenimento da TV Globo vestida com uma camiseta cuja estampa revela a releitura do artista Yhuri Cruz para o quadro “Castigo de Escravos”, de Jacques Etienne Arago. Anastácia representa o silenciamento das mulheres negras do século XIX, enquanto Lina demanda no reality show televisivo outras formas para o tratamento de mulheres transgênero e travestis. O artigo propõe, portanto, uma reflexão sobre pistas de um tensionamento midiático pela descolonização, a partir da aproximação entre figuras que têm suas histórias atravessadas por racismo, misoginia e LGBTQIA+fobia.
  • Item
    Oswald, Rosa e os xamãs : imaginando uma comunicação pelo equívoco.
    (2023) Laia, Evandro José Medeiros
    O desrespeito aos povos indígenas brasileiros mostra um olhar etnocêntrico, que reforça a história de um país inserido compulsoriamente na modernidade ocidental, no qual resistem modos de existir que possibilitam a imaginação de outros mundos possíveis. O que já aparecia tanto na proposta do Manifesto Antropófago, do poeta Oswald de Andrade, quanto na obra do escritor João Guimarães Rosa e seu encontro com o mundo sertanejo. O antropólogo brasileiro Eduardo Viveiros de Castro volta a estas referências quando constrói o Perspectivismo Ameríndio, tornando-se ponto de confluência da Virada Ontológica, e que pode ser tomada como um estudo da comunicação pela diferença, que chamamos neste artigo de comunicação pelo equívoco.
  • Item
    Notas sobre imagens de mulheres que encaram meninas mortas : olhar, corpo e enunciação em Sharp Objects e The Killing.
    (2023) Silva, Karina Gomes Barbosa da
    Observo as protagonistas e as meninas assassinadas nos seriados The Killing e Sharp Objects. A partir desses corpos, exploro as posições das personagens nos produtos audiovisuais e reflito sobre: olhares femininos em tela; corpos sobre os quais as práticas discursivas constroem olhares; e modos dessa enunciação. Mergulho na materialidade e na narrativa, em uma leitura crítica feminista com procedimentos de análise fílmica. Percebo como essas vidas são organizadas ao redor da violência.