DEECO - Artigos publicados em periódicos

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 157
  • Item
    Calamidade financeira? : análise das contas públicas do município de Mariana/MG, antes e depois do rompimento da barragem de Fundão (2009-2019).
    (2024) Vasconcelos, Karolina Rodrigues; Cosentino, Daniel do Val
    Este trabalho tem por objetivo estudar os impactos econômicos do rompimento da Barragem de Fundão, no município de Mariana/MG, ocorrido em novembro de 2015. A análise se concentra, em particular, na discussão dos impactos do choque econômico ocasionado pelo rompimento da Barragem de Fundão, no nível de atividade econômica para o período de 2015-2019, sobre os resultados agregados das finanças públicas do município de Mariana. A metodologia proposta para viabilizar o estudo envolveu a comparação da dinâmica econômica da evolução dos principais agregados de receitas e despesas orçamentária do município no período que antecede o rompimento da barragem, 2009-2015 e no período posterior 2015-2019. Sugerimos que, apesar dos impactos econômicos, o volume de arrecadação municipal permaneceu alto ao longo da série analisada.
  • Item
    A viabilidade econômica e financeira da arena MRV : uma análise do investimento realizado pelo Clube Atlético Mineiro.
    (2022) Ferreira, Priscila Araújo Mineiro; Barros, Thiago de Sousa
    Uma das etapas fundamentais no desenvolvimento de projetos é a análise de viabilidade, pois permite estimar os fluxos financeiros gerados pelo empreendimento ao longo de uma série temporal e verificar qual a riqueza produzida pelo mesmo, o tempo necessário para recuperar o dispêndio inicial e a taxa de retorno do investimento, em comparação a alternativas de mercado. Em face disso, este trabalho teve como objetivo nuclear apresentar um estudo de viabilidade econômica e financeira da arena MRV, e, por conseguinte, compreender se os retornos esperados pelo novo estádio são capazes de cobrir os gastos com construção e manutenção do mesmo. O orçamento de capital foi estimado para um período de vinte e cinco anos, compreendendo o período de 2022-2046. Após as projeções dos fluxos de caixa, foram aplicados os métodos convencionais de avaliação de investimento, a saber: Payback Descontado, Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Taxa Interna de Retorno Modificada (TIRM). Ademais, por saber que podem haver instabilidades nos projetos em função das estimativas serem realizadas para um longo período temporal e haver assimetrias informacionais, foram propostos três diferentes cenários (base, otimista e pessimista), com o intuito de contemplar de forma ampla o horizonte de possibilidades intrínsecas à gestão de um clube de futebol. Os resultados indicam que o projeto é viável para o cenário base e otimista, maximizando a geração de riqueza. Todavia, no cenário pessimista, em que se utiliza uma taxa de desconto superior, o projeto não seria atrativo. Apesar disso, caso o clube consiga maximizar as receitas incrementais estimadas em 10% ou mais, o projeto se torna viável em qualquer um dos cenários de análise.
  • Item
    Qual a posição das mulheres na rede de board interlocking do Brasil? : uma análise para o período de 1997 a 2015.
    (2023) Barros, Thiago de Sousa; Kirschbaum, Charles
    Até bem recentemente, os conselhos de administração das empresas apresentavam forte predominância masculina, imperando resultados controversos quanto à inserção das mulheres nesses órgãos. Em face disso, esta pesquisa teve como objetivo investigar a evolução da participação feminina nos conselhos de administração das empresas brasileiras listadas na B3 e a posição dessas conselheiras na rede corporativa de board interlocking, entre 1997 e 2015. Para entender esse fenômeno, foi adotada a metodologia Análise de Redes Sociais (ARS) e diversos indicadores foram calculados. Os resultados indicam que as mulheres aumentaram sua participação na alta administração do ambiente corporativo brasileiro e começam a integrar os conselhos de administração, cenário ainda distante da realidade observada em países desenvolvidos. No entanto, quando foram analisados os membros conectados na rede corporativa, concluímos que as mulheres alcançam alta proximidade, uma vez que têm alto grau de centralidade na rede, mas também carecem de potencial de intermediação. Tais resultados sinalizam a necessidade de aumentar a diversidade de gênero no alto escalão das empresas, o que poderia elevar a qualidade do debate nos conselhos de administração e melhorar os níveis de governança corporativa.
  • Item
    Transmission and impact of stock market shocks on the world economy.
    (2024) Attílio, Luccas Assis
    In this study, we examine stock market shocks using a Global Vector Autoregressive (GVAR) model encompassing 26 countries from January 1999 to June 2022. Our findings reveal that i) shocks originating from advanced economies (AD) exhibit greater persistence in generating fluctuations compared to shocks from emerging market economies (EME); ii) negative stock market shocks are associated with devaluations of domestic currencies, endogenous responses of monetary policy, and global recession. Our estimates suggest that stock market fluctuations have significant potential to destabilize international markets, with contagion spreading rapidly. Our approach contributes to existing literature by constructing a comprehensive model of the world economy, simulating aggregate shocks, and assessing the relevance of global shocks based on the level of economic development.
  • Item
    Sistema de parceria e mercado de trabalho na colônia Dona Francisca : novas evidências sobre a colonização europeia no sul do Brasil na transição da escravidão, 1851-1876.
    (2024) Ferreira, Luiz Mateus da Silva
    Este artigo examina o mercado de trabalho na colônia Dona Francisca, um dos mais importantes núcleos de colonização europeia do Brasil no século XIX. A análise traz à luz novas evidências a respeito do emprego da mão de obra imigrante durante a transição da escravidão no Brasil. Especificamente, o artigo revela a utilização do sistema de parceria como forma de relação de trabalho livre na colônia de povoamento Dona Francisca, no sul do Brasil. Além disso, este estudo demonstra que, apesar da elevada relação terra-trabalho e de os colonos da Dona Francisca serem pequenos proprietários de terras, a maioria dos imigrantes estabelecidos nessa colônia trabalhava em atividades remuneradas paralelas à agricultura, dedicando-se apenas parcialmente ao cultivo de suas propriedades. Assim, as evidências apresentadas neste artigo sugerem que o mercado de trabalho da colônia Dona Francisca constituiu uma exceção à hipótese formulada por Evsey Domar, em conhecido artigo publicado em 1970.
  • Item
    Does small frm dynamics matter for occupation diversity and job quality? : evidence from Brazil.
    (2024) Bueno, Alan; Cardoso, Ben Hur Francisco; Hartmann, Dominik; Ferraz, Diogo
    Recent studies have explored the role of frm dynamics and the connection to job reallocation. However, limited attention has been devoted to the role of micro and small frms in this process, particularly about the quality of the jobs generated. Therefore, this article aims to measure the impact of micro and small frm dynamics on occupation diversifcation in Brazil, with specifc emphasis on job quality. The study used data from 558 microregions within the Brazilian industrial sector between 2003 and 2015. Panel data were applied to three econometric models: Feasible Generalized Least Squares (FGLS), Driscoll–Kraay (DK) and Instrumental Variable (IV) models for robustness analysis, including Two-Stage Least Squares (2SLS), Limited Information Maximum Likelihood (LIML), and the Generalized Method of Moments with Continuously Updating Estimators (GMM-CUE). Our main fnding reveals that the dynamics of micro and small frms positively impact occupation diversity in Brazil, leading to the creation of a wider range of job types. Furthermore, the frequency of change of frms from microenterprises to small businesses increases the occupation diversity in the Brazilian industrial sector. Our fndings are signifcant in providing policy recommendations for developing countries to achieve a more diverse labor market.
  • Item
    Minas Gerais entre a integração interna e externa na Primeira República : uma análise por meio das mensagens dos presidentes de Estado.
    (2023) Oliveira, Paulo Roberto de
    O atual estado de Minas Gerais foi objeto de diversas pesquisas que buscaram situá-lo em diferentes momentos históricos e frente a diferentes questões. Um dos temas mais recorrentes refere-se à integração interna da província/estado, suscitado por investigações acerca das dificuldades de se estabelecer ligações mais dinâmicas entre diferentes regiões mineiras até o século XX. Este texto, em uma primeira abordagem, baseado nas Mensagens dos Presidentes de Estado de Minas Gerais, busca acompanhar alguns dos projetos de integração econômica entre as diferentes regiões mineiras e entre Minas Gerais e outros estados durante a Primeira República. Ao que a análise indica, houve certa integração entre as diferentes regiões mineiras e entre Minas Gerais e os mercados nacional e internacional já ao final do século XIX, início da Primeira República brasileira. Contudo, esta ainda se baseava em um ritmo e em tecnologias que não satisfaziam às aspirações dos administradores estaduais àquela altura, tomados pelo fascínio exercido pela era ferroviária.
  • Item
    A logística de transportes do setor cafeeiro de Minas Gerais : uma comparação entre os modais rodoviário e ferroviário e a reinserção ferroviária de Varginha.
    (2022) Vasconcelos, Felipe Lopes Vieira; Torres, Carlos Eduardo da Gama; Silva, Gustavo Peixoto
    As simulações realizadas neste trabalho, por meio de um modelo de programação linear, indicaram que a utilização do modal ferroviário em contextos específicos implicaria uma redução significativa no custo de transporte do café exportado pelas principais microrregiões produtoras de Minas Gerais. Nesse contexto, foi possível identificar que apenas a utilização da estrutura ferroviária disponível em operação seria capaz de reduzir os custos totais de transporte do sistema. Especificamente, concluiu-se pela viabilidade econômica de dois projetos ferroviários com origem em Varginha-MG, com potencial de eliminar o transbordo entre os modais ferroviário e rodoviário. Espera-se também que este trabalho induza outras análises capazes de apontar a viabilidade de se reativarem trechos ferroviários em desuso, mas que tenham potencial de complementar a rede de transportes atual, reduzindo o custo total do sistema, o que vai na mesma direção do recém-publicado decreto das shortlines em Minas Gerais.
  • Item
    Indícios econômicos de cartel na revenda de GLP : o caso da operaão "Laissez-Faire".
    (2023) Fernandes, Rosangela Aparecida Soares; Jesus Júnior, Leonardo Bispo de
    Contextualização: Estudos empíricos, que tem como objetivo detectar indícios econômicos de cartel, vem ganhando relevância na literatura internacional e nacional. Entretanto, existe uma lacuna na literatura de trabalhos, com aplicações dessa natureza, que abarcam a revenda de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Este segmento apresenta caraterísticas que viabiliza a formação de cartel e, nos últimos anos, tem sido alvo de denúncias e investigações a respeito dessa conduta junto aos órgãos reguladores da concorrência. Objetivo: Detectar indícios econômicos de cartel na revenda de GLP, em Nova Andradina e Dourados, Mato Grosso do Sul, de maio de 2004 a agosto de 2020. Testou-se a hipótese de que, durante o período do cartel, o preço médio de GLP aumentou e a sua variância diminuiu. Metodologia: Calculou-se os coeficientes de variação de preços e os seus respectivos valores médios, para o período completo, cartel e pós-cartel. Na sequência, estimou-se os modelos de Heterocedasticidade Condicional Autorregressiva (ARCH), Heterocedasticidade Condicional Autorregressiva Generalizado (GARCH) e Threshold GARCH, todos com a introdução da variável dummy cartel, conforme proposto em Bolotova, Connor e Miller (2008). Resultados: Os coeficientes de variação de preços revelaram que estes estiveram mais alinhados, durante o período de cartel. Os modelos de volatilidade estimados, no geral, permitiram aceitar a hipótese de que, durante o cartel, ocorreu elevação no preço médio de GLP, em ambos os municípios. Não foi detectada diminuição de variância no preço de GLP para o município de Dourados-MS. Os coeficientes de assimetria apontaram que as séries, de ambos os municípios analisados, possuem impactos de choques assimétricos na variância. Conclusão: Conclui-se que há indícios econômicos de cartel na revenda de GLP nos municípios analisados.
  • Item
    The impact of the US stock market on the BRICS and G7 : a GVAR approach.
    (2024) Attílio, Luccas Assis; Faria , João Ricardo; Prado, Maurício
    Purpose – The authors investigate the impact of the US stock market on the economies of the BRICS and major industrialized economies (G7). Design/methodology/approach – The authors construct the world economy and the vulnerability between economies using three economic integration variables: bilateral trade, bilateral direct investment and bilateral equity positions. Global vector autoregressive (GVAR) empirical studies usually adopt trade integration to estimate models. The authors complement these studies by using bilateral financial flows. Findings – The authors summarize the results in four points: (1) financial integration variables increase the effect of the US stock market on the BRICS and G7, (2) the US shock produces similar responses in these groups regarding industrial production, stock markets and confidence but different responses regarding domestic currencies: in the BRICS, the authors detect appreciation of the currencies, while in the G7, the authors find depreciation, (3) G7 stock markets and policy rates are more sensitive to the US shock than the BRICS and (4) the estimates point out to heterogeneities such as the importance of industrial production to the transmission shock in Japan and China, the exchange rate to India, Japan and the UK, the interest rates to the Eurozone and the UK and confidence to Brazil, South Africa and Canada. Research limitations/implications – The results reinforce the importance of taking into account different levels of economic development. Originality/value – The authors construct the world economy and the vulnerability between economies using three economic integration variables: bilateral trade, bilateral direct investment and bilateral equity positions. GVAR empirical studies usually adopt trade integration to estimate models. The authors complement these studies by using bilateral financial flows.
  • Item
    Impact of chinese financial shocks : a GVAR approach.
    (2024) Attílio, Luccas Assis
    This article analyzes the influence of Chinese financial shocks on emerging and advanced economies using a GVAR (Global Vector Autoregressive) from 1985Q4 to 2016Q4. We summarize our findings in five points: i) adverse shocks in Chinese financial markets can cause a global recession; ii) these shocks trigger the “flight to quality”, leading to the depreciation of domestic currencies to the U.S. dollar; iii) stock and exchange markets contribute to transmitting the shock to domestic economies; iv) commodity prices are sensitive to these shocks; v) the impact of the Chinese financial shock increased in the new millennium. Finally, the financial system of China has the potential to provoke worldwide macroeconomic fluctuations.
  • Item
    Housing market, oil prices, and macroeconomic volatility in the G7.
    (2024) Attílio, Luccas Assis
    In this paper, we investigate house price shocks on the macroeconomic variables (financial market, inflation, and real sector) of the G7 economies. We use the GVAR to capture the spillover effects from the U.S. housing market and oil prices on these economies from 1991M3–2022M10. We identify the U.S. house price shock using the Structural Generalized Impulse Response Function, house supply and demand variables, and regional divergence. We find that the domestic stock markets and industrial production are the most sensitive to house price shocks. We further compare the importance of house and oil prices on domestic fluctuations. The estimates reinforce the previous findings: U.S. house prices are responsible for a quarter of the domestic volatility of the stock markets and industrial production. In the other macroeconomic segments, the effects of house prices are present, but in lower values. Our results show that house prices provoke more domestic fluctuations than oil prices. Finally, we also found that short and long‐term credit markets, as well as stock markets, transmit the house price shock to industrial production. Consequently, we provide potential channels to comprehend the spillover effect of U.S. house prices on international markets.
  • Item
    Financial system and economic development : a study for emerging countries through a system of simultaneous equations.
    (2023) Warrener, Thomas Cristofaro; Silva, Fernanda Faria; Guimarães, Luanna di
    Objective: The objective of this paper was to analyze the bidirectional relationship between financial development and economic growth for a dataset of Latin American and Asian developing countries between 2001 and 2019. Method: This research employed an empirical approach to analyze the statistical relationship between financial development and economic growth, by presenting an estimation of a system of simultaneous equations for a panel of Asian and Latin American countries using 3SLS. Main Results: The results presented in this research provided evidence that financial development does not appear to have a significant impact on economic growth, although growth appears to have a significant and positive influence on financial development. Moreover, the results also suggested that regulatory quality and domestic credit directed to the private sector have a positive effect on economic growth, while urbanization and education showed a negative influence on growth. The estimated model also indicated that urbanization has a positive influence on financial development while foreign direct investment presented a negative effect on the development of the financial sector. Relevance / Originality: Most of the research agenda on the topic of finance and growth has focused on identifying correlation or causality between these variables, with little attention given to the simultaneous relationship between them. This is still a clear gap in economic literature. Following this premise, the objective of this paper was to analyze the bidirectional relationship between financial development and growth by estimating a system of simultaneous equations using the Zellner and Theil’s (1962) 3SLS methodology. In this sense, the main contribution will be given empirically, based on data and analysis from emerging countries in Latin America and Asia. The fact that financial development has an influence on growth and growth plays a role on the development of the financial sector indicates a simultaneous relationship between these variables. Another re- levant contribution is to update the debate on financial systems and economic development for emerging countries, highlighting institutional aspects and financial cycles. Theoretical / Methodological Contributions: The main contribution of this study is in the empirical strategy, whose results dialogue with part of the literature on the financial system and development presented along the text. That is, this research explored the statistical relationship between economic development and financial development for a sample composed by twenty-two Asian and Latin American emerging countries, using a simultaneous equations model.
  • Item
    Evidências econômicas de cartel na revenda de gás liquefeito de petróleo (GLP) em Campina Grande-PB.
    (2023) Fernandes, Rosangela Aparecida Soares
    O objetivo deste artigo foi detectar indícios econômicos de cartel na revenda de GLP em Campina Grande-PB, de janeiro de 2006 a junho de 2020. Esse mercado relevante apresenta características que propiciam comportamentos cartelizados por parte das empresas que nele atuam. Além disso, foi alvo de investigação de formação de cartel pelo órgão antitruste brasileiro. Para atender ao objetivo proposto, utilizaram-se três filtros econômicos comportamentais: método sugerido pela Agência Nacional de Petróleo; Modelo Autorregressivo de Heterocedasticidade Condicional (ARCH); e, por último, a estimação de um Modelo de Correção de Erro (MCE). Os resultados encontrados, a partir da aplicação dos filtros, sugeriram que há indícios econômicos de cartel na revenda de GLP em Campina Grande-PB, no período de janeiro de 2006 a junho de 2020. Além disso, os filtros que são usualmente utilizados para detectar indícios de cartel na revenda de gasolina comum foram eficientes no sentido de investigar conspiração na revenda de GLP.
  • Item
    Efficient resource utilization of the electricity distribution sector using nonparametric data envelopment analysis and influential factors.
    (2023) Ikram, Majid; Rafique, Muhammad Zahid; Mohammed, Kamel Si; Waheed, Rida; Ferraz, Diogo
    This study aims to investigate the efficient resource utilization of the electricity distribution sector in Pakistan and identifies the influential factors affecting it. In Pakistan, there is excess production capacity and under-utilized power plants, which pose a challenge to the economy due to their burden on the exchequer account and the high power costs. The present study employs the most recent 11 distribution firms panel data from Pakistan for the period 2016–2020 to evaluate the performance ranking of distribution utilities. The study employs standard frontiers, composite indexes, and a novel DEA-windows analysis to measure the efficiency of the distribution utilities. The results of the analysis show that electricity sales, consumer density, and industrial consumers have a positive impact, while distribution losses have a negative association with the efficiency of the distribution utilities. These findings provide valuable insights for policymakers and industry stakeholders in improving the resource utilization and overall performance of the electricity distribution sector. The study highlights the implications of the results in terms of reducing greenhouse gas emissions, which are one of the main contributors to global warming. In conclusion, this study provides an essential contribution to the literature on efficient resource utilization in the electricity distribution sector in Pakistan.
  • Item
    Dívida pública brasileira no espectro macroeconômico : uma análise com o modelo SVAR.
    (2021) Dias, Filipe Marques; Torres, Carlos Eduardo Gama; Wanderley, Claúdio Burian
    Essa pesquisa utiliza-se do modelo de vetores autorregressivos estrutural (SVAR) no intuito de compreender a dinâmica da dívida interna brasileira e a sua relação com as principais variáveis macroeconômicas. Os principais resultados alcançados a partir do modelo econométrico implementado indicam que a elevação do gasto público implicará efetivamente em um choque positivo no PIB, entretanto, se tal choque vier acompanhado de uma elevação da dívida pública os efeitos observados serão negativos. Assim a execução da política fiscal de uma maneira adequada demandaria uma compreensão apronfudada do ambiente macroeconômico para garantir sua efetividade. Outro resultado a se destacar refere-se ao fato de que a volatilidade da taxa de juros que efetivamente incide sobre a dívida pública é muito maior do que a indicada pela taxa Selic.
  • Item
    Dinâmica e estrutura de mercado do futebol brasileiro e europeu entre 2007 e 2017.
    (2022) Fernandes, Rosangela Aparecida Soares; Capucho, Tawirê Allende Aquino; Pinto, Victor Henrique Lana
    O futebol mundial tem cada vez mais alcançado proporções relevantes impactando diretamente a economia dos países. A preocupação com a estrutura desse mercado está associada à desigualdade existente entre os times, podendo afetar diretamente a capacidade de arrecadação dos clubes. Os principais campeonatos do mundo ocorrem no Brasil e na Europa, o que permite a comparação da forma de administrar o esporte em cada região. Assim, este artigo buscou caracterizar a estrutura de MERCADO do futebol brasileiro e europeu entre 2007 e 2017. Para isso, utilizou-se os índices: razão de concentração (CRk), Hirschman-Herfindahl (HHI), e Turnover. Os resultados obtidos mostraram que, no Brasil e na Europa, o grupo dos quatro maiores clubes controlaram cerca de 40% e 34% do mercado futebolístico, respectivamente. O HHI evidenciou baixa concentração, em ambos os mercados analisados. A análise da dinâmica de Turnover sugeriu que a taxa de permanência foi comparativamente maior no grupo dos clubes líderes, sugerindo que as barreiras à entrada reduziram gradualmente de forma vertical.
  • Item
    Effects of redistribution on growth in Brazil : a GVAR approach.
    (2024) Attílio, Luccas Assis
    We evaluate the impact of income redistribution on the Brazilian GDP using a GVAR model with 33 economies from 1980Q1 to 2018Q4. We detect a significant impact of redistribution on the GDP, with investment contributing to the diffusion of the shock. We find that Brazilian redistributive policies affect the GDP of trade partners, mainly Latin American economies. Hence, we argue that redistribution provokes spillover effects. We also examine if external redistributive policies affect Brazil’s GDP, and our estimates support this hypothesis. We created a new multiplier - the redistribution multiplier - and obtained values greater than two over time. Our research highlights the existence of spillover effects caused by redistributive policies and the importance of the international economy in the analysis. Redistribution policy effects are not enclosed to domestic borders.
  • Item
    Detecção de indícios econômicos de cartel na revenda de gás liquefeito de petróleo (GLP), em Goiânia-GO.
    (2023) Fernandes, Rosangela Aparecida Soares; Jesus Junior, Leonardo Bispo de
    O objetivo deste artigo foi analisar os indícios econômicos de cartel na revenda de GLP, em Goiânia-GO, de maio de 2004 a junho de 2020. Utilizou-se o filtro da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); a Correlação Local Gaussiana; um modelo de volatilidade de preços; e o Modelo de Correção de Erros (MCE). O resultado do filtro da ANP indicou existência de indícios econômicos de cartel. A correlação local sugeriu que essa hipótese foi aceita para pequenos intervalos de tempo. O modelo de volatilidade indicou aumento no preço médio de revenda de GLP, durante o período de conluio. Os resultados do MCE evidenciaram indícios econômicos de cartel, no curto prazo. A instabilidade dos cartéis pode justificar, pelo menos parcialmente, esses resultados, pois, alguns acordos prevalecem durante intervalos muito pequenos e, os que existem por períodos prolongados, geralmente, praticam guerra de preços como retaliação à não cooperação.
  • Item
    Countervailing impacts of fossil fuel production and exports of electrical goods on energy transitions and climate change.
    (2024) Attílio, Luccas Assis; Faria, João Ricardo; Silva, Emilson C. D.
    We analyze the implications of fossil fuel production by the U.S. and increasing exports of electrical goods by China on critical mineral prices, energy transitions, and climate change. Using a GVAR model from July 2012 to December 2019, encompassing 12 economies, we employ the dominant unit model and structural identification of shocks. Our findings reveal that increased U.S. fossil fuel production leads to a rise in global CO2 emissions, hampers domestic energy transitions, and triggers changes in critical mineral markets. Fossil fuel emerges as the primary external factor influencing national energy matrices and carbon emissions, highlighting spillover effects from the U.S. energy matrix on the global economy. While U.S. fossil fuel production negatively impacts energy transitions over the long term, Chinese exports of electrical goods contribute to cleaner energy production. These countervailing forces suggest that the global transition to clean energy may occur, but it will be slow. We discuss policy implications, which should: i) promote international trade by reducing protectionist policies and establishing multilateral or bilateral agreements; ii) incentivize the adoption of clean energy; and iii) diminish the incentive to use fossil fuel energy through fiscal and tax policies.