Recuperação de ferro contido em rejeitos de mineração, por processamento termoquímico, seguido de separação magnética.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho trata-se de um estudo do processo de recuperação de ferro contido em rejeitos de mineração, por processamento termoquímico, seguido de separação magnética com campo de baixa intensidade a partir da redução da hematita para magnetita através do processamento termoquímico. O processo de recuperação de parcelas ultrafinas de minério de ferro esbarra em uma limitação tecnológica do processo tradicional de beneficiamento de minério, provocada por fenômenos superficiais e de interação físico-química referentes às partículas com alta superfície específica e com densidades muito próximas. Essas partículas são rejeitadas nos processos de beneficiamento convencionais e passam a compor uma massa denominada rejeito de minério, que geralmente são dispostos em barragens de rejeito. Buscando a viabilidade técnica do processo foram realizados estudos termoquímicos com objetivo de recuperação de parcelas de ultrafinos de minério de ferro, passando pelas etapas de seleção de materiais, caracterização tecnológica, preparação de famílias de amostras, processamento em escala de bancada, processamento em escala piloto, separação magnética e análise de valor em uso do processo. Os resultados demonstraram de caracterização demonstraram que a composição do rejeitos estudados é, predominantemente, de quartzo, hematita e goethita. O estudos termoquímico, avaliaram a susceptibilidade magnética dos materiais e a transformação das fases hematita e goethita para a fase magnetita. A aplicação das técnicas de separação magnética, com campo de baixa intensidade, após o tratamento termoquímico demonstrou a viabilidade técnica de recuperação do ferro contido nos rejeitos de mineração. A avaliação de valor em uso e o cálculo econômico projetado para o processo, considerando-se os custos estimados de investimentos, operação, matérias primas e produtos demonstrou a viabilidade do processo de tratamento termoquímico para recuperação de ferro em rejeitos de mineração.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Departamento de Engenharia Metalúrgica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Rejeitos - mineração, Recuperação de ferro, Tratamento termoquímico
Citação
MENDES, Jefferson Januário. Recuperação de ferro contido em rejeitos de mineração, por processamento termoquímico, seguido de separação magnética. 2018. 112 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Materiais) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.