Multimodalidade e design poliscópico aplicados ao jornalismo de moda : uma análise do Red Carpet Project.
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Data
2018
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Resumo
Este trabalho tem como objetivo entender como o jornalismo especializado pode desenvolver
diferentes perspectivas informativas sobre as tendências de moda, considerando o
agenciamento das potencialidades e características dos ambientes digitais. Ao selecionarmos a
visualização de dados intitulada The Red Carpet Project, ou o Projeto do Tapete Vermelho,
produzida pelo jornal online New York Times como objeto de análise deste trabalho,
entendemos que este representa um formato jornalístico multimodal e poliscópico. O formato
visa apresentar os looks e as tendências de moda usados por celebridades para a premiação do
Oscar ao longo de 19 anos. Percebemos que o formato constitui uma modelagem poliscópica
que envolve a apresentação da informação por meio do emprego de diferentes modos
semióticos, constituídos por relações estabelecidas entre imagens fotográficas e metadados
descritivos. O formato faz uso das affordances do ambiente digital para produzir distintas
perspectivas informativas, o que faz com que seja um exemplo de modelagem que envolve
base de dados, metadados e formatos. Para cumprir com os objetivos da pesquisa, lançamos
mão da perspectiva de análise da SF-MDA (Systemic Functional Multimodal Discourse
Analysis) ou Análise funcional sistêmica do discurso multimodal. A SF-MDA observa
sistemas semióticos diversos, ao propor uma anatomia das configurações multimodais a fim
de entender os modos e recursos semióticos através do uso que fazem das materialidades, das
formas ou formatos que assumem e dos discursos semânticos que produzem através das
metafunções. Ao realizarmos uma coleta dos metadados, uma entrevista com o desenvolvedor
do projeto e uma transcrição multimodal do produto, foi possível compreender como este se
estrutura e agencia as affordances do ambiente digital para apresentar diferentes informações
sobre as tendências de moda. A partir deste percurso, refletimos sobre as possibilidades de
expansão do formato, ao buscarmos observar como novas perspectivas sobre tendências de
moda podem emergir e expandir com o apoio dos dados e metadados, de forma a aumentar a
sua densidade informativa.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Jornalismo de moda, Metadados
Citação
MAIA, Fernanda Camargo Guimarães Pereira. Multimodalidade e design poliscópico aplicados ao jornalismo de moda : uma análise do Red Carpet Project. 2018. 142 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.