Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10468
Título: A física como estruturante do conhecimento técnico sob a ótica dos estudantes.
Título(s) alternativo(s): The physics as structure of technical knowledge from the perspective of students.
Autor(es): Lima, Guilherme da Silva
Costa Júnior, Édio da
Roa, Daniel Bretas
Rodrigues, Erica Castilho
Jammal, Nathany Ferreira
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Educação profissional e tecnológica
Percepção dos estudantes
Interdisciplinarity
Professional and technological education
Data do documento: 2017
Referência: LIMA, G. da S. et al. A física como estruturante do conhecimento técnico sob a ótica dos estudantes. Revista Dynamis, Blumenau, v. 23, n. 1, p. 77-94, 2017. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/6884>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Resumo: Discutir as interfaces entre a educação científica e a educação profissional e tecnológica envolve diversos fatores que compõem as condições concretas das atividades de ensino e aprendizagem. Com o intuito de ampliar o debate sobre a interdisciplinaridade entre as componentes curriculares conhecidas como propedêuticas e técnicas, este trabalho foca a percepção do estudante. Os discentes são sujeitos essenciais na composição institucional e, em última análise, razão para existência das instituições de ensino. Dentre os diversos aspectos que compõem as interações entre a educação científica e a educação profissional, o objetivo do artigo é apresentar e discutir resultados de pesquisa sobre a percepção dos estudantes acerca das relações dos conteúdos da componente curricular Física na composição dos cursos profissionalizantes. Para tanto, foi criado, validado e aplicado um questionário para coleta de dados e posterior análise quantitativa; o método adotado foi a estatística descritiva. A amostra é constituída por 249 estudantes do segundo e terceiro anos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMG, Campus Ouro Preto (IFMG-OP).
Resumo em outra língua: Discussing the interfaces between scientific education and professional and technological education involves several factors that compose the concrete conditions of teaching and learning activities. With the aim of expand the debate about the interdisciplinarity between the curricular components known as propedeutics and techniques, this paper focuses on the student's perception. The students are essential subjects in the institutional composition and, ultimately, reason for the existence of the educational institutions. Among the several aspects that compose the interactions between scientific education and professional education, the objective of this paper is to present and discuss results of students' perceptions about the content relations of the Physics curricular component in the composition of professional courses. For that, a questionnaire was created, validated and applied for data collection and posterior quantitative analysis; the method adopted was descriptive statistics. The sample consists of 249 students of the second and third years of technical courses integrated to the high school of the IFMG, Campus Ouro Preto (IFMG-OP).
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10468
ISSN: 19824866
Licença: Os trabalhos publicados pela Revista Dynamis estão sob licença Creative Commons Attribution-NonCommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Dynamis <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 jun. 2018.
Aparece nas coleções:DEFIS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FísicaEstruturanteConhecimento.pdf588,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.