Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10467
Título: Propósitos da divulgação científica no planejamento de ensino.
Título(s) alternativo(s): Propósitos de la divulgación científica en el planeamiento de enseñanza.
Autor(es): Lima, Guilherme da Silva
Santos, Marcelo Giordan
Palavras-chave: Sequência didática
Ferramenta comunicativa
Pesquisa quali-quantitativa
Secuencia didáctica
Herramienta comunicativa
Data do documento: 2017
Referência: LIMA, G. da S.; SANTOS, M. G. Propósitos da divulgação científica no planejamento de ensino. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 19, p. e2932, dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-21172017000100228&script=sci_abstract>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Resumo: Investigamos o planejamento e os propósitos de uso de materiais de divulgação científica em situações formais de ensino. Para tanto, o estudo contou com a análise de quatrocentas sequências didáticas produzidas por professores de Ciências em um curso de especialização oferecido aos professores da rede estadual de ensino de São Paulo. Trata-se, portanto, de um trabalho de abordagem quali-quantitativa. As análises apontaram oito propósitos distintos de uso da divulgação científica em sala de aula e delinearam, ainda, as ferramentas comunicativas que compõem os suportes de divulgação científica mais utilizados pelos professores.
Resumo em outra língua: Investigamos el planeamiento y los propósitos de uso de materiales de divulgación científica en situaciones formales de enseñanza. Para ello, el estudio contó con el análisis de cuatrocientas secuencias didácticas elaboradas por profesores de Ciencias en un curso de especialización ofrecido a los profesores del sistema público de enseñanza del estado de São Paulo. Se trata, por lo tanto, de un trabajo de enfoque cualitativo-cuantitativo. Los análisis apuntaron ocho propósitos distintos de uso de la divulgación científica en clase y delinearon, aun, las herramientas comunicativas que componen los soportes de divulgación científica más utilizados por los profesores.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10467
ISSN: 19832117
Licença: Todo o conteúdo do periódico Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1983-2117>. Acesso em: 08 nov. 2016.
Aparece nas coleções:DEFIS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PropósitosDivulgaçãoCientífica.pdf717,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.