Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10463
Título: Funções e funcionamento da leitura em pesquisas na educação em ciências : a sustentação na análise de discurso francesa.
Autor(es): Pagliarini, Cassiano Rezende
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de
Brugliato, Érica Talita
Palavras-chave: Função da leitura
Data do documento: 2017
Referência: PAGLIARINI, C. R.; ALMEIDA, M. J. P. M. de; BRUGLIATO, É. T. Funções e funcionamento da leitura em pesquisas na educação em ciências : a sustentação na análise de discurso francesa. Ensenanza de Las Ciencias, v. extra, p. 4623-4628, 2017. Disponível em: <https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/40_-_Funcoes_e_funcionamento_da_leitura_em_pesquisas_na_Educacao_em_Ciencias.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2018.
Resumo: Neste estudo buscamos compreender alguns aspectos do funcionamento e das funções da leitura em algumas investigações da área de Educação em Ciências no Brasil. Como referencial teórico, apoiamo-nos na análise de discurso da vertente iniciada na França por Michel Pêcheux, pautando-nos principalmente em textos de Eni Orlandi. Selecionamos apenas artigos que utilizam esse referencial para fundamentar a leitura e exemplificamos o foco no seu funcionamento em dois deles. Sobre funções da leitura, evidenciamos objetivos que a utilizam como estratégia de ensino e outros que visam à análise de posições dos sujeitos pesquisados.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10463
ISSN: 15791513
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias <http://reec.uvigo.es/>. Acesso em: 25 jan. 2017.
Aparece nas coleções:DEFIS - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FunçõesFuncionamentoLeitura.pdf81,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.