A religião nacional : a experiência brasileira em Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro.

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta dissertação tem por objetivo central compreender a construção da “religião nacional” nas obras do Cônego Fernandes Pinheiro. A construção da religião nacional estaria vinculada a um processo de abertura de um campo de experiência nacional brasileiro. Nesse sentido, a religião, compreendida como um sistema de valores e crenças que orienta os homens em seu agir, torna-se nacional à medida que se vincula ao objetivo de identificar, reconhecer e produzir a nação como filtro fundamental da experiência. A experiência de pertencer à nação se deu de múltiplas maneiras no cenário oitocentista brasileiro. Aqui, destacamos a atuação do Cônego Fernandes Pinheiro em diferentes locais de escrita e mobilização da história: o IHGB, a imprensa e espaços educacionais, compreendendo uma tarefa comum aos homens do período: a de conformar Estado e Nação. A nação, compreendida, sobretudo, como forma de participação política da sociedade civil, é narrada e comunicada através da história. É preciso, dessa maneira, reconhecer e projetar uma realidade “nacional”, “moderna” e “histórica”. Buscaremos descrever a necessidade apontada por Pinheiro em desenvolver o gosto pela nação como um aparato ou parte de um repertório que possibilitaria dar concretude à experiência do Brasil. As linhas mais gerais desse repertório seriam fundamentadas a partir da própria concepção do Cônego a respeito do papel da religião na sociedade moderna e, especificamente, na recém consolidada monarquia constitucional brasileira, dentre os anos de 1850 e 1875.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Estado nacional, Fernandes Pinheiro - 1825-1876, Historiografia
Citação
BELCHIOR, Luna Halabi. A religião nacional : a experiência brasileira em Joaquim Caetano Fernandes Pinheiro. 2018. 80 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.