Identificação e quantificação dos microconstituíntes no aço microligado HTP submetido a diferentes condições de deformação e resfriamento utilizando difração de elétrons retro-espalhados (EBSD).

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Com a evolução dos processos de fabricação de aços microligados e dos projetos das ligas, surgiram novos microconstituíntes, capazes de melhorar as propriedades mecânicas desses aços. Traçar uma relação entre propriedades mecânicas, microestruturas e parâmetros de processamento requer uma análise quantitativa da microestrutura, uma vez que, tipo, fração e distribuição dos microconstituíntes afetam as propriedades dos aços. Neste trabalho, um aço microligado high temperature processing (HTP), foi submetido a diferentes condições de deformação e resfriamento contínuo. Corpos de prova com 50 e 75% de deformação abaixo da temperatura de não recristalização (Tnr) e resfriados à 20°C/s, ensaiados através do ensaio de torção a quente foram utilizadas para identificar e quantificar os microconstituíntes. Para caracterizar as microestruturas após as deformações e os resfriamentos contínuos, foram utilizadas as técnicas de microscopia óptica, com e sem ataque colorante, microscopia de força atômica e microscopia eletrônica de varredura (MEV). As amostras foram quantificadas utilizando a técnica baseada nas características dos grãos (desorientação interna dos grãos e fator de forma), utilizando o EBSD. Para avaliar o erro do método utilizando o EBSD, as amostras não deformadas resfriadas à 10 e 20°C/s na condição sem deformação e a amostra com 50% de deformação abaixo de Tnr foram quantificadas pelo método dos pontos. A regra das misturas foi utilizada como outro método para validar a quantificação de fases empregando o EBSD. A validação foi realizada por meio das propriedades mecânicas, utilizando as amostras resfriadas à 10 e 20°C/s na condição sem deformação. Os resultados mostraram que a técnica de quantificação baseada nas características dos grãos permitiu identificar e quantificar os microconstituíntes presentes no aço, em diferentes condições de deformação e resfriamento contínuo utilizando o EBSD, com baixo erro, quando comparada à técnica de quantificação pelo método por pontos.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Departamento de Engenharia Metalúrgica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Ferrita acicular, Difração de elétrons retro-espalhados, Microconstituíntes
Citação
TOMAZ, Raphael Vinicius Fialho. Identificação e quantificação dos microconstituíntes no aço microligado HTP submetido a diferentes condições de deformação e resfriamento utilizando difração de elétrons retro-espalhados (EBSD). 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.