A prática pedagógica da Escola Estadual Dom Benevides entre os anos de 1971-1985 : uma análise da presença da concepção produtivista da educação.

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Data
2018
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Resumo
A presente pesquisa buscou investigar a presença da concepção produtivista de educação na prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino de 1º grau na Escola Estadual Dom Benevides entre os anos de 1971 a 1985. A escola encontra-se localizada na cidade de Mariana, Minas Gerais. Sabemos que na história da educação brasileira as reformas educacionais e as formas institucionalizadas de ensino ocuparam lugar de destaque. Em 1964 assistiu-se ao golpe civil-militar que, ao assegurar a continuidade de um modelo socioeconômico caracterizado pela organização da sociedade urbano-industrial centrada na racionalidade técnica, fomentou a concepção pedagógica de cunho autoritário e produtivista na relação entre a educação e o trabalho. Assim, nos anos de 1970 ocorreu a reforma de 1 º e 2º graus por meio da Lei nº 5.692 de 1971 e diversos pareceres a ela relacionados. Esta normatização teve como objetivo proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades, a qualificação para o trabalho e o exercício da cidadania, sendo que esta consistia na projeção social e política da autorrealização e do trabalho. No Estado de Minas Gerais, a Secretaria de Educação elaborou o documento “Interesses e aptidões no currículo de 1º grau” (1975), baseado na legislação educacional vigente e demais pareceres. Este documento foi encaminhado às escolas da rede estadual de ensino, a fim de orientar professores e demais especialistas da educação quanto à sondagem e interesses de aptidões no ensino de 1º e 2º graus. Como fontes utilizamos dois conjuntos: documentos oficiais tais como, leis e pareceres; e os documentos escolares e entrevistas. Fundamentamos nossa pesquisa nos pressupostos da história cultural e nossas análises nos conceitos de educação tecnicista, produtivista e em estudos sobre currículo. Podemos concluir que na escola estudada esteve presente em sua prática educativa elementos da concepção produtivista de educação, conformados pelas possibilidades da formação docente, pelo delineamento da função do especialista da educação (supervisor pedagógico) e pelas atividades realizadas no interior da instituição. Pouco tem-se discutido sobre a relação produtivista da educação nos anos iniciais no âmbito das cidades menores, como é o caso desta investigação, sobretudo, no período da ditadura militar. Entendemos que este trabalho pode colaborar para o conhecimento e valorização da cultura escolar local.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Brasil - Historia - 1964 - 1985, Currículos, Ensino - legislação
Citação
SOUZA, Marilene de Fatima. A prática pedagógica da Escola Estadual Dom Benevides entre os anos de 1971-1985 : uma análise da presença da concepção produtivista da educação. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.