Aprendizagem por problemas no ensino de engenharia.
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2016
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A partir do estudo de uma disciplina regular do curso de
graduação de Engenharia Agrícola e Ambiental, relacionando
as perspectivas do professor e dos estudantes e considerando
a carga horária e do conteúdo abordado, foi proposta uma
sistemática de trabalho em sala de aula, de curso presencial,
para introdução do método de ensino conhecido como
“Problem-Based Learning” (PBL) no ensino de Engenharia.
Os resultados demonstraram viabilidade na proposição de
uso do PBL de forma parcial e aplicado para disciplinas que
preveem uma carga horária prática, como foi o caso da que
foi estudada, a “Termodinâmica”. O artigo apresenta, ainda,
uma metodologia para organização dos grupos de estudantes
em sala de aula, para dinamizar o processo de aprendizagem e
troca de conhecimentos pelo PBL.
Descrição
Palavras-chave
Didática, Método de ensino, Formação em engenharia
Citação
ARAÚJO, W. J.; LOPES, R. P.; OLIVEIRA FILHO, D. et al. Aprendizagem por problemas no ensino de engenharia. Revista Docência do Ensino Superior, v. 6, n. 1, p. 57-90, abr. 2016. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1349>. Acesso em: 16 jun. 2018.