Aprendizagem por problemas no ensino de engenharia.

Resumo
A partir do estudo de uma disciplina regular do curso de graduação de Engenharia Agrícola e Ambiental, relacionando as perspectivas do professor e dos estudantes e considerando a carga horária e do conteúdo abordado, foi proposta uma sistemática de trabalho em sala de aula, de curso presencial, para introdução do método de ensino conhecido como “Problem-Based Learning” (PBL) no ensino de Engenharia. Os resultados demonstraram viabilidade na proposição de uso do PBL de forma parcial e aplicado para disciplinas que preveem uma carga horária prática, como foi o caso da que foi estudada, a “Termodinâmica”. O artigo apresenta, ainda, uma metodologia para organização dos grupos de estudantes em sala de aula, para dinamizar o processo de aprendizagem e troca de conhecimentos pelo PBL.
Descrição
Palavras-chave
Didática, Método de ensino, Formação em engenharia
Citação
ARAÚJO, W. J.; LOPES, R. P.; OLIVEIRA FILHO, D. et al. Aprendizagem por problemas no ensino de engenharia. Revista Docência do Ensino Superior, v. 6, n. 1, p. 57-90, abr. 2016. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1349>. Acesso em: 16 jun. 2018.