Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10253
Título: Cenas de leitura da Ciência Hoje das Crianças : modos de uso e apropriação da revista em sala de aula.
Título(s) alternativo(s): Reading Ciência Hoje das Crianças : the magazine’s usage modes and ownershipin classroom.
Autor(es): Almeida, Sheila Alves de
Palavras-chave: Letramento
Ensino de ciências
Divulgação científica
Literacy
Science communication
Data do documento: 2018
Referência: ALMEIDA, S. A. de. Cenas de leitura da Ciência Hoje das Crianças : modos de uso e apropriação da revista em sala de aula. Educação em Revista, v. 34, p. 1-28, mar. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34-e173829.pdf>. Acesso em: 03 mai. 2018.
Resumo: Este trabalho trata dos modos de uso e apropriação da revista Ciência Hoje das Crianças em uma turma de séries iniciais do Ensino Fundamental. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas concepções de Bakhtin e Vygotsky acerca da interação verbal e na “memória pedagógica” sobre os acontecimentos de sala de aula. As análises apontam que o uso da revista Ciência Hoje das Crianças em sala de aula faz circular a linguagem de divulgação científica. Ressalta-se, a importância da revista nas aulas de Ciências dado o nível de envolvimento das crianças e da professora, a aprendizagem de conteúdos de ciências e a qualidade da participação de todos durante a experiência pedagógica com o periódico. Entretanto, essa postura não é construída espontaneamente e está relacionada, entre outras coisas, ao acesso à revista na sala de aula e à forma como as atividades de ensino foram conduzidas pela professora.
Resumo em outra língua: This work deals with usage modes and magazine ownership of Ciência Hoje das Crianças in an elementary school’s early grade class. Theoretical and methodological perspective analysis are inspired by Bakhtin and Vygotsky’s conceptions of verbal interaction and “educational memory” in classroom events. The analysis indicates that using Ciência Hoje das Crianças in classroom helps circulate science communication language. It emphasizes the magazine’s importance in Science classes, given the level of involvement of children and teacher, learning scientific content and the quality of participation of all during pedagogical experience with the publication. However, this attitude is not built spontaneously and is related, among other things, to the access of the magazine in class and how the activities were conducted by the teacher.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10253
ISSN: 19826621
Licença: Todo o conteúdo do periódico Educação em Revista, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação em Revista <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-4698&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 07 nov. 2016.
Aparece nas coleções:DEBIO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CenasLeituraCiência.pdf732,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.