Aparência versus essência nos espaços apropriados pelo turismo : delineamentos possíveis a partir de distintos procedimentos epistemológicos.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
As dinâmicas socioprodutivas ou de mercantilização via Turismo valem-se da disjunção e projeção de formas – ou aparências – como se fossem totalidades, principalmente em realidades com ‘vantagens comparativas’ aos negócios do setor, incluindo atributos patrimoniais e mão de obra barata (Chesnais, 1996). Tais processos e seus desdobramentos em diferentes sociabilidades e espacialidades, não raras vezes, são explicados nos marcos da persistência neopositivista, a qual é chamada por Lefebvre (1991) de Lógica Formal. Neste trabalho, inicialmente, os métodos que podem ser enquadrados em tal ‘lógica’ são expostos em linhas gerais, tanto no que se refere às suas possibilidades e limitações, como aos seus propósitos investigativos. Em seguida, é realizada uma abordagem quanto ao Método Dialético na perspectiva do Materialismo Histórico, explicando algumas de suas categorias fundamentais [totalidade, mediação, determinação e contradição] a serem tratadas nas relações com as categorias conformativas de cada objeto de pesquisa. Considerando que a Dialética do Materialismo Histórico pode levantar tendências ao detectar contradições inerentes a forma de produção material da vida social dominante, o objetivo é apontar sua urgência no sentido de superar as manifestações imediatas dos fatos em direção à essência da realidade. Tal análise justifica-se por duas questões centrais: a necessidade de esclarecimentos não somente em relação às significativas diferenças entre método e metodologia, mas entre métodos diversos e epistemologias opostas; e a busca por traçar as fragilidades e potencialidades da crítica, a qual está necessariamente associada a um método.
Descrição
Palavras-chave
Epistemologia, Dialética do Materialismo Histórico, Epistemology, Dialectical and Historical Materialism
Citação
MARTONI, R. M. Aparência versus essência nos espaços apropriados pelo turismo : delineamentos possíveis a partir de distintos procedimentos epistemológicos. Rosa dos Ventos, v. 10, p. 2-20, 2017. Disponível em: <www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/download/5697/pdf>. Acesso em: 16 jun. 2018.