Da especialização produtiva ao rompimento da barragem de fundão : uma análise da resiliência econômica para o município de Mariana/MG.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Municípios que abrigam atividades de extração mineral adquirem particularidades quanto à consolidação de aspectos socioeconômicos no entorno de tal atividade. Os impactos que a exploração de produtos minerais podem gerar em determinadas regiões, sejam estes positivos ou negativos, ainda são constantemente analisados nas mais diversas áreas, mas ainda apresentam uma gama de possibilidades de interpretação de seus efeitos sobre as localidades mineradoras e a capacidade de recuperação frente aos eventos adversos. Sendo assim, entender a vulnerabilidade de municípios mineradores aos choques ou intervenções, dado que suas economias são fortemente atreladas ao setor de mineração é o objetivo deste trabalho. O objeto de estudo dessa dissertação é o município de Mariana (MG) que é especializado na extração mineral, sob o qual recai a hipótese de que sua baixa resiliência econômica deve-se à dependência de um único setor, o que o torna vulnerável aos choques adversos que atingem o setor de mineração. Para subsidiar teoricamente este trabalho, foi utilizada a literatura internacional sobre resiliência econômica regional. Para a parte empírica foram calculados indicadores de resistência e recuperação regional (baseado em Martin et al., 2016), além dos Métodos de Dados em Painel e de Controle Sintético com o intuito de compreender a trajetória econômica do município entre 2005 e 2017. Foram pautados, principalmente, os impactos gerados pela queda dos preços do minério de ferro, a partir de 2013, e o rompimento da Barragem de Fundão em 2015, mais precisamente sobre o emprego na cidade. Os resultados obtidos por meio de indicadores de resistência econômica mostraram que os setores mais empregadores, a dizer: serviços, comércio, indústria extrativa mineral e construção civil, os choques adversos sofridos no período contribuíram para agravar a dinâmica destes setores e, consequentemente, afetou a oferta de emprego do município. A análise empírica através do método de Dados em Painel sobre os impactos da queda dos preços do minério de ferro, a partir de 2013, mostrou que o choque foi significativo e teve impacto negativo sobre o saldo do emprego em Mariana. Por fim, o método de Controle Sintético, utilizado para a análise do choque do rompimento da Barragem de Fundão em 2015, sugere que Mariana apresenta uma inércia maior que sua versão sintética na recuperação do mercado de trabalho no período pós-choque, reforçando a hipótese de baixa resiliência econômica do município decorrente da especialização produtiva em um setor de baixo valor agregado.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada. Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais, Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Economia regional, Mineração, Produção
Citação
SILVA, Jordana Ferreira da. Da especialização produtiva ao rompimento da barragem de fundão : uma análise da resiliência econômica para o município de Mariana/MG. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado em Economia Aplicada) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.