Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10150
Título: O cinema Maxakali : a narrativa audiovisual como ação política.
Título(s) alternativo(s): The Maxacali cinema : the audiovisual narrative as a political action.
Autor(es): Maia, Marta Regina
Andrade, Andriza Maria Teodolino de
Palavras-chave: Narrativas
Memória
Narratives
Memory
Political action
Data do documento: 2018
Referência: MAIA, M. R.; ANDRADE, A. M. T. de. O cinema Maxakali : a narrativa audiovisual como ação política. Revista Mídia e Cotidiano, v. 12, n. 1, p. 93-108, 2018. Disponível em: <http://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9864>. Acesso em: 27 jul. 2018.
Resumo: O cinema indígena tem adquirido força no interior do campo da comunicação e antropologia com diversas pesquisas sobre o tema. Essa potência se torna mais relevante dentro de uma sociedade que ainda reforça tantos preconceitos e estereótipos em torno da população indígena. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo apresentar a produção dos cineastas Maxakali, que vêm realizando seus filmes em uma narrativa compartilhada e comunitária entre os membros da Aldeia Verde, seus pajés e seus yãmiy, os povos espíritos que tanto os ajudam e fortalecem. Nesse trabalho, consideramos, como eixos teóricos, o ponto de vista de um “território multiperspectivado”, a relação entre os espíritos da natureza e os rituais e o espaço compartilhado no processo de produção fílmica. A perspectiva metodológica acontece por intermédio da análise das narrativas fílmicas, avaliando a produção audiovisual da comunidade como um ato político que contribui para a reverberação dos gestos, costumes e modo de vida da comunidade, além de contribuir para o registro e atualização da memória identitária da nação indígena.
Resumo em outra língua: Indigenous cinema has gained strength within the field of communication and anthropology with several researches on the subject. This power becomes even more relevant within a society that still reinforces so many prejudices and stereotypes around the indigenous population. In this context, this article aims to present the production of the Maxakalis filmmakers, who have been making their films in a shared and communal narrative among the members of the Green Village, their pajés and their yámmi, the spirits people that both help and strengthen. In this work, we consider, as theoretical axes, the point of a “multiperspective territory”, the relationship between the spirits of nature and rituals the shared space on the film production process. The methodological research runs through the analysis of the film narratives, we consider the audiovisual production of the community as a political act that contributes to the reverberation of the community's gestures, customs and way of life, besides contributing to the registration and updating of the nation's identity memory indigenous.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10150
ISSN: 2178602X
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Mídia e Cotidiano estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Mídia e Cotidiano <http://www.ppgmidiaecotidiano.uff.br/ojs/index.php/Midecot/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 31 jan. 2018.
Aparece nas coleções:DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CinemaMaxakaliNarrativa.pdf267,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.