Teoria crítica e didática : um desafio para a educação contemporânea.

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Data
2018
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Resumo
Este artigo se propõe a tecer reflexões sobre a semiformação, estado em que se encontra o ensino superior, apresentando a didática crítica de Gruschka (2014) como alternativa crítica, capaz de recuperar o potencial de esclarecimento da educação. Para tal, pautou-se a discussão através dos estudos críticos de Adorno (1996) em seu ensaio conhecido como a Teoria da Semicultura (1959). A massificação cultural invadiu o sistema educacional cuja formação técnica e racional se multiplicou e resultou na banalização de práticas que revelam a degradação de espaços - como a sala de aula - que originariamente deveriam permitir a capacidade da autorreflexão, em locais de doutrinação instrumental de artifícios que postulam os alunos às exigências do mercado e aos imperativos de uma sociedade totalmente imersa no consumismo. Criou-se uma formação na qual todos os interesses se aliaram ao capital - a ideia de que o sujeito quanto mais ajustado ao seu estilo de vida à lógica do capital, mais produtivo se tornava. Restou para a educação contemporânea o desafio de permanecer na reflexão crítica quando seu ambiente já está tomado pelo semiformação.
Descrição
Palavras-chave
Semiformação, Teaching, Semi-formation, Education, Critical theory
Citação
MARANHÃO, C. M. S. de A.; SANTOS, F. C. P. dos; GOUVEIA, P. N.. Teoria crítica e didática : um desafio para a educação contemporânea. Revista eletrônica de Administração, v. 24, n. 1, p. 129-148, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-23112018000100129&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 27 jul. 2018.