Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10141
Título: Indústria cultural e educação patrimonial : reflexões ainda necessárias.
Autor(es): Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
Sousa, Ingrid Anastácia de
Palavras-chave: Indústria cultural
Trem da Vale
Patrimonial education
Vale Railroad
Cultural sponsorship
Data do documento: 2017
Referência: MARANHÃO, C. M. S. de A.; SOUSA, I. A. de. Indústria cultural e educação patrimonial : reflexões ainda necessárias. Políticas Culturais em Revista, v. 10, n. 1, p. 261-282, 2017. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/16797>. Acesso em: 27 jul. 2018.
Resumo: Os estudos sobre Indústria Cultural desde o surgimento das reflexões com Adorno e Horkheimer no livro Dialética do Esclarecimento, são relevantes não apenas por buscar compreender a sociedade, mas, principalmente, por gerar uma reflexão sobre a forma como a cultura vem sendo reconfigurada, de modo a perder sua aura crítica e de emancipação do sujeito, graças às intervenções capitalistas que buscam através desta, implicitamente ou não, gerar valor e atingir seus próprios interesses. Objetiva-se então, iniciar uma reflexão a fim de analisar a efetividade das relações concretas e dialéticas próprias às intervenções privadas no âmbito da educação patrimonial, que tem em sua essência formar indivíduos críticos e autônomos capazes de reconhecer o passado como formador da identidade individual e coletiva dos cidadãos, sob a perspectiva dos estudos críticos organizacionais.
Resumo em outra língua: The studies about Cultural Industry since the reflection advent by Adorno and Horkheimer in the book Dialect of Clarification, are relevant not only because it intends to understand the society, but also, mainly, because it creates a reflection about the manner as culture has been reset, in order to lose her critical aura and emancipation of an individual, thanks to capitalist interventions that look beyond that, implicitly or not, to generate value and achieve their own interests. Then, the goal is to start a reflection to analyze the effectivity of the concrete and dialectical relationships from the private interventions through the patrimonial education perspective, which has in its essence to form critical and autonomous individuals capable to recognize the past as the former to individual and collective identity of the citizens, from the perspective of organizational critical studies.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10141
ISSN: 19833717
Licença: Os trabalhos publicados pelo periódico Políticas Culturais em Revista estão sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Fonte: Políticas Culturais em Revista. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 31 jul. 2018.
Aparece nas coleções:DECAD- Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_IndustriaCulturalEducação.pdf156,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.