Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10109
Título: Segmentação de núcleos de células cervicais em exame de Papanicolau.
Autor(es): Oliveira, Paulo Henrique Calaes
Orientador(es): Bianchi, Andrea Gomes Campos
Palavras-chave: Otimização combinatória
Agoritmos
Data do documento: 2018
Membros da banca: Bianchi, Andrea Gomes Campos
Moreira, Gladston Juliano Prates
Ushizima, Daniela Mayumi
Medeiros, Fátima Nelsizeuma Sombra de
Referência: OLIVEIRA, Paulo Henrique Calaes. Segmentação de núcleos de células cervicais em exame de Papanicolau. 2018. 71 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: A utilização de algoritmos que possam auxiliar no diagnostico do exame de Papanicolau vem sendo estudada ao longo das ultimas décadas devido ao aumento dos casos de Câncer cervical na população e respectivos dados coletados. Uma das etapas dessa automatização do diagnóstico é a segmentação automática das imagens. Alguns dos maiores problemas quando se realiza a segmentação deste tipo de imagens são a sobreposição celular, o dobramento das células e os artefatos que se confundem aos núcleos. Então é apresentada uma nova abordagem de segmentação nuclear utilizando uma heurística associada a um algoritmo genético multi-objetivo. O processo envolve três etapas principais, que são o pré-processamento, a calibração da heurística e a segmentação dos núcleos. Experimentos realizados com bases de dados sintéticas disponibilizadas no Overlapping Cervical Cytology Image Segmentation Challenge - ISBI2014 e uma nova base de imagens reais sugerem uma melhoria na detecção dos núcleos em comparação com os resultados obtidos pelos vencedores do desafio. Desse modo, esse trabalho apresenta uma interface web colaborativa criada para a geração de uma base de dados com imagens reais e um método para segmentação de núcleos que utiliza uma heurística associada a um algoritmo evolutivo multi-objetivo.
Resumo em outra língua: Ment in the detection of the nuclei compared with the results obtained by the winners of the challenge. Thus, this work presents a collaborative web interface created for the generation of a data base with real images and a method for segmentation of nuclei that uses a heuristic associated with a multi-objective evolutionary algorithm.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10109
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/08/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece nas coleções:PPGCC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_SegmentaçãoNúcleosCélulas.pdf14,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons