A construção discursiva da mineiridade a partir de jornais marianenses.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
No contexto social, linguístico e cultural do Brasil, variados traços culturais têm seu papel nas diferentes regiões do país. No estado de Minas Gerais, o fenômeno da mineiridade é um desses traços que merecem ser pensados especialmente se levarmos em consideração suas manifestações discursivas. Sendo assim, o que chamaremos de imaginário sócio-discursivo de mineiridade pode ser depreendido de diferentes tipos de mídia impressa, como é o caso dos jornais marianenses. Neste trabalho, procuraremos destacar elementos do imaginário sóciodiscursivo de mineiridade identificáveis nos jornais que circula(ra)m na cidade de Mariana – MG, a saber Voz de Marianna, O Germinal e O Cruzeiro. Assim, ao utilizarmos categorias oriundas das teorias do discurso, procuraremos identificar formas dessa representação na mídia marianense. Porque a pesquisa aborda o tema do imaginário de mineiridade, julgamos necessário tratar de tal fenômeno com o objetivo de suplementar a análise pretendida com reflexões que a auxiliarão e igualmente trarão contribuições importantes. Procuraremos também trazer exemplos de diferentes gêneros textuais/discursivos recorrentes nos jornais estudados que reforçam o(s) discurso(s) de mineiridade e pautaremos nosso trabalho em um modelo de análise discursiva representado por categorias como nome próprio como designador de memória, fórmulas discursivas e destacabilidade nas formas de aforização, sobreasseveração e particitação, elementos bastante recorrentes nos jornais de Mariana – MG analisados. Este trabalho se inscreve em categorias de análise discursiva contribuindo, com isso, com estudos dessa área do conhecimento e sendo também uma possibilidade de reflexão sobre a memória, compreensão das representações de regionalismos, como é o caso do imaginário sóciodiscursivo de mineiridade, e análise de como esse imaginário se faz presente nos jornais marianenses, permanecendo como elemento característico da sociedade mineira.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Citação
LANDIM, Alessandra Folha Mós; A construção discursiva da mineiridade a partir de jornais marianenses. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.