O andarilho : a recriação de um terceiro corpo a partir da mímesis corpórea de afetos grotescos.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta dissertação de mestrado é um estudo que tem como objetivo a recriação de um Terceiro Corpo do ator, por meio de um processo que perpasse os procedimentos do treinamento préexpressivo e posteriormente das práticas da Mímesis Corpórea – desenvolvida pelo LUME Teatro. Ciente que o Corpo Real do ator é o acúmulo das memórias do passado (Corpo Virtual), atualizando-se, assim, em um presente provisório, como também em um futuro imediato (BERGSON, 1990), acredita-se que o seu treinamento se inicia, ainda que inconscientemente, a partir das suas vivências d’outrora. Logo, a convencional pesquisa prática em sala de trabalho expande-se para a noção de que chamamos aqui de laboratórioem- vida. Seguindo este princípio, nota-se que o Corpo Virtual que se faz presente neste laboratório possui fortes características grotescas – segundo o pensamento de Bakhtin (1987). A fim de presentificá-lo por meio do referido Terceiro Corpo, foi necessário disponibilizar o corpo do ator, através de um treinamento pré-expressivo que, por sua vez, buscou inspiração no trabalho que vem sendo desenvolvido pelo APA – Ateliê de Pesquisa do Ator – projeto ao qual esta pesquisa está vinculada desde 2016. Somente depois deste percurso utilizou-se do recurso metodológico da Mímesis Corpórea, para assim se inferir que é possível alcançar corpos com características anômalas a partir dos próprios desvios pessoais do ator, o que nos sugere que a recriação de um Terceiro Corpo não se trata de uma mímesis mas do desenvolvimento de um outro potencial de vida.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Atores, Linguagem corporal, Grotesco, Profissões e atividades teatrais
Citação
TEIXEIRA, Marcelo Marques. O andarilho : a recriação de um terceiro corpo a partir da mímesis corpórea de afetos grotescos. 2018. 175 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.