Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10057
Título: Desenvolvimento de um sistema de monitoramento aplicado a um motogerador a diesel com injeção de gás de eletrólise visando redução de consumo de combustível.
Autor(es): Figueiredo, Robson Lage
Orientador(es): Leal, Elisângela Martins
Rêgo Segundo, Alan Kardek
Zanetti, Eunírio
Palavras-chave: Energia
Motores a diesel
Sistema de monitoramento
Data do documento: 2018
Membros da banca: Leal, Elisângela Martins
Rêgo Segundo, Alan Kardek
Zanetti, Eunírio Fernandes
Bortolaia, Luis Antônio
Pinto, Paulo Raimundo
Referência: FIGUEIREDO, Robson Lage. Desenvolvimento de um sistema de monitoramento aplicado a um motogerador a diesel com injeção de gás de eletrólise visando redução de consumo de combustível. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de monitoramento aplicado a um motogerador a diesel com a injeção de gás proveniente do processo de eletrólise, visando a redução do consumo de óleo diesel no motor. O óleo diesel é o combustível principal e o hidrogênio é o combustível secundário (aditivo), injetado juntamente ao ar de admissão. Este estudo é de caráter experimental e consiste, inicialmente, em caracterizar um dispositivo gerador de hidrogênio por meio da avaliação da vazão volumétrica de gás produzido em função da corrente elétrica, da concentração de eletrólito e da temperatura do sistema. Após a caracterização, o gás produzido rico em hidrogênio é utilizado em um motogerador. Foram adotados como parâmetros de estudo o tempo de funcionamento do motor com aplicação de cargas resistivas. Uma interface foi criada utilizando um display LCD 20x4, que apresenta as variáveis do sistema ao usuário. O sistema de monitoramento da célula, do motor e do gerador foi desenvolvido utilizando as plataformas Arduino, Platform IO e Visual Studio. Desta forma, o sistema proposto permite monitorar as variáveis da célula eletrolítica (temperatura, corrente e tensão), do motor (consumo e rotação) e do gerador (potência, corrente e tensão). Os principais resultados encontrados comprovaram a redução entre 2,5% e 5,1% no consumo do combustível principal devido a injeção de hidrogênio no óleo diesel.
Resumo em outra língua: This work presents the development of a monitoring system applied to a diesel engine generator with the injection of gas from the electrolysis process, aiming at reducing the consumption of diesel oil in the engine. Diesel oil is the main fuel and hydrogen is the secondary (additive) fuel, injected together with the intake air. This study is experimental and consists, initially, in characterizing a hydrogen-generating device by means of the evaluation of the gas volumetric flow rate produced as a function of the electrical current, the electrolyte concentration and the system temperature. After the characterization, the hydrogen-rich gas produced is used in an engine. The engine operating time with resistive load application was adopted as study parameters. An interface was created using a 20x4 LCD display that which the presents system variables to the user. The cell, engine and generator monitoring system was developed using the Arduino, Platform IO and Visual Studio platforms. In this way, the proposed system allows monitoring the variables of the electrolytic cell (temperature, current and voltage), the engine (consumption and rotation) and the generator (power, current and voltage). The main results showed the reduction between 2.5% and 5.1% in the main fuel consumption due to the injection of hydrogen in the diesel oil.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10057
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/07/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PROFICAM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_DesenvolvimentoSistemaMonitoramento.pdf3,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons