Gamificação na educação : aproximações, estratégias e potencialidades.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta pesquisa objetivou compreender como a gamificação tem sido pensada quanto ferramenta didático-pedagógica incorporada pelas escolas, sob a perspectiva dos pedagogos. A investigação foi conduzida por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. Adotou-se o método netnográfico, o considerando mais adequado, uma vez que este estudo tratou sobre as possíveis aproximações entre a educação e os fundamentos dos games pela gamificação realizado por meio de contato virtual. Foram selecionadas quatro (4) instituições, sendo duas da rede particular de ensino, localizadas na cidade de São Paulo, capital, e outras duas que integram a rede pública de ensino, localizadas na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Como teórico, orientado da análise de dados, foi adotada a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal de Lev Vigotski e pensadores recentes como Howard Gardner. Dos resultados desta pesquisa revelam um cenário onde a gamificação tende a se conectar com as práticas pedagógicas oportunizando um aprendizado em que Imigrantes e Nativos digitais possam estreitar o distanciamento produzido pela imersão na cultura digital.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Jogos educativos, Material didático, Realidade virtual na educação
Citação
SOUZA, Flávio Marcelo Gabriel de. Gamificação na educação : aproximações, estratégias e potencialidades. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.